A verificação dos itens no recebimento e o armazenamento correto das tintas e solventes podem evitar falhas indesejáveis na qualidade final da pintura e custos excessivos.
Ao se efetuar a inspeção de recebimento de tintas e solventes, deve-se confrontar os documentos de compra, analisar o certificado de qualidade emitido pelo fabricante, para verificar se está em conformidade com o produto e a embalagem, e para identificar possíveis defeitos conforme norma ABNT NBR 15442. Nos rótulos, deve-se verificar nome da tinta, lote, validade, diluente (quando aplicável) e se é composta por um ou mais componentes.
Os locais de armazenamento das tintas, vernizes, solventes e diluentes devem ser cobertos, bem ventilados, não sujeitos a calor excessivo, protegidos contra centelhas, descargas atmosféricas e raios diretos do sol. Devem ser locais exclusivos e providos de sistemas de combate a incêndio.
O armazenamento deve ser feito de forma tal que possibilite a retirada, em primeiro lugar, do material mais antigo no almoxarifado e permita uma movimentação que evite danos.