A preparação correta de superfícies metálicas é fundamental para o sucesso da pintura. O substrato deve estar seco, sem poeira, ferrugem, cera, gordura, graxa, sabão ou mofo.
Confira os passos mais importantes da limpeza de estruturas metálicas:
Desengorduramento – Sua função é a remoção de óleo, graxa ou qualquer outro contaminante que permaneça sobre a superfície, através da limpeza com panos ou trapos embebidos no solvente. Se o uso de solventes não der uma limpeza satisfatória, pode-se usar vapor com detergentes.
Limpeza com ferramentas manuais – A remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintas envelhecidas, podem ser feitas através do uso de escovas de aço, lixamento, raspagem, entre outras ferramentas manuais.
Limpeza com ferramentas mecânicas – Método menos trabalhoso que a anterior, pois se empregam materiais como lixadeiras elétricas e pistoletes de agulha para a remoção de carepas soltas de laminação, regiões oxidadas e tintas envelhecidas.
Limpeza por jateamento – É o método para a remoção da camada de óxidos e outras substâncias acumuladas na superfície, por meio da aplicação de um jato abrasivo de granalha de aço (material mais comum).
Gostou da dica?