O som produzido pelos instrumentos musicais de madeira é influenciado tanto pelo seu formato e dimensão quanto pelas propriedades das madeiras utilizadas na sua fabricação. Desta forma, a madeira tem um papel importante na qualidade tonal do instrumento, fazendo do maior mérito na arte dos luthiers a habilidade de escolher a madeira mais apropriada para produzir instrumentos musicais com qualidade. Desse modo, os fabricantes (luthier ou indústria), acabam utilizando sempre as mesmas espécies de madeiras na produção de instrumentos musicais.
Madeiras Brasileiras:
Cada tipo de madeira é recomendado para um determinado instrumento e os melhores cortes de madeira são disputados a tapas pelos luthiers, seja de madeiras ideais para violões, guitarras ou baixos. Confira os principais tipos:
Carvalho silvestre: não é tão rígido quanto a maioria das madeiras e por ser mais maleável é muito utilizado para fazer as laterais de violões acústicos. O carvalho rígido geralmente é utilizado par ao cabo de violinos e guitarras, devido a seu peso e rigidez.
Pinheiro: é a madeira mais utilizada para topos de guitarras acústicas. Sua qualidade de tom se transfere ao instrumento, caracterizando os acústicos.
Mogno: por ser uma madeira densa e pesada, geralmente é utilizada para a confecção do corpo das guitarras elétricas. Possui ainda alta qualidade de suavidade e apresenta comprimidas reproduções de frequências de baixos e médios tons.
Basswood: é considerada uma madeira de aparência não muito atrativa e geralmente é utilizada em equipamentos e instrumentos de baixo custo. Como é uma madeira macia e facilmente quebrável, requer um acabamento resistente para proteger o instrumento. Por sua resposta de frequência consistente, é muito utilizada em contrabaixos.
Jacarandá: é a madeira mais pesada utilizada na fabricação de instrumentos musicais, geralmente na construção de escalas de guitarras. Por ser muito difícil de se dobrar, raramente é vista no corpo da guitarra e é capaz de amortecer os sons da guitarra por um amplificador.
Qual madeira escolher?
Quando compramos um instrumento pronto, de uma determinada marca ou luthier, precisamos analisar a madeira da fabricação, seus benefícios e depois escolher com cuidado, principalmente quando o instrumento é feito por um luthier. Convém conversar com o profissional e escolher a madeira de acordo com sua necessidade e gosto pessoal.
O timbre desejado, o peso do instrumento e o formato que será fabricado são itens que devem ser analisados com cuidado para fabricar o instrumento e a escolha do material deve ser feita de forma consciente por parte dos consumidores e do profissional envolvido, que deve orientar seu cliente sobre o que e como fazer corretamente a customização de maneira que não faltem madeiras para os instrumentos das próximas gerações.
Pintura de instrumentos musicais
A Realfix tem em seu portfólio produtos que podem se adequar à esse seguimento. Em geral, nas pinturas de guitarras, contrabaixos e violões que em geral são produzidos em séries, entrariam na linha de produtos Poliuretanos, por apresentar uma resistência físico-químico maior que linhas comuns.
Luthiers em geral em suas criações de violões personalizados, onde a escolha da madeira é fundamental para a propagação do som, muitos deles, optam em não aplicar produtos PU, Poliesteres, preferindo a utilização de óleos e stains e produtos na linha NC, para preservar a naturalidade da madeira sem interferir na propagação do som.
A Realfix está presente em processo de pinturas de baquetas e instrumentos de percussão. Em geral nesse tipo de pintura, usa-se o processo de imersão e tamboreamento, devido ao formato dos instrumentos. No caso de baquetas, a tinta apenas está presente para dar uma proteção contra o mofo e embelezamento do instrumento, não sendo uma exigência de alta resistência do material, por estar em intenso contato de atrito durante seu uso.
Recomendação de Tintas: Linhas 15, 56, 25 e 36 da RealFix.