Ir para o conteúdo
Sem categoria

A Importância das Cores na Pintura Industrial

A Norma Regulamentadora 26 tem como objetivo definir o uso das cores para garantir maior segurança em locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

A norma ABNT NBR 7195 fixa as cores que devem ser usadas para prevenção de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos, sendo elas:

Vermelho: identifica equipamentos de proteção e combate a incêndio, parada obrigatória e de proibição e botões interruptores para paradas de emergência.

Laranja: indica “perigo” em partes móveis de máquinas e equipamentos, proteções de caixas de dispositivos elétricos, entre outros.

Amarelo: indica “atenção” e “cuidado”. Pode ser usada em corrimões, parapeitos, pisos, faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carga, diferenças de nível do piso, faixas de circulação, equipamentos de transporte e movimentação, vigas, postes, colunas e etc.

Verde: indica “segurança”. Usada em chuveiros de emergência e lava-olhos, na identificação de locais e caixas de primeiros socorros, caixas contendo equipamentos de proteção individual.

Azul: indica “ação obrigatória”, como uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e impedir a energização de equipamentos.

Púrpura: indica “perigo de radiação”. Usada em portas, locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos, enterram materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos.

Branco: empregada para demarcar passarelas, corredores, setas e áreas em torno dos equipamentos de socorro e coletores de resíduos de serviços de saúde.

Preto: identifica os coletores de resíduos, com exceção dos utilizados nos serviços de saúde.

A norma ABNT NBR 6493 estabelece os requisitos das cores para identificação de tubulações em instalações industriais para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finali­dade de minimizar riscos e evitar acidentes, sendo elas:

Vermelho (Munsell 5R 4/14): água e substâncias para o combate de incêndio.

Laranja (Munsell 2.5YR 6/14): produtos químicos não gasosos.

Amarelo (Munsell 5Y 8/12): gases não liquefeitos.

Alumínio: gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade.

Cinza claro (Munsell N 6,5): vácuo.

Cinza escuro (Munsell N 3,5): eletroduto.

Branco (Munsell N 9,5): vapor.

Verde (Munsell 2,5G 3/4): água, exceto a destinada a combater incêndio.

Azul (Munsell 2,5PB 4/10): ar comprimido.

Marrom (Munsell 2,5YR 2/4): minério, petróleo bruto.

Preto (Munsell N 1): inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade, como asfalto e piche.